top of page
  • Grupo People

Por que usar energia solar?


A energia solar deve ser utilizada pois contribui para a preservação do meio ambiente, é uma fonte de energia limpa e renovável, auxiliando na economia de energia elétrica. Além dos diversos benefícios apresentados, ela conta com uma instalação fácil, valoriza seu imóvel e possibilita a geração de créditos energéticos.


Fonte de energia inesgotável

Já que a energia solar depende exclusivamente da luz do sol, podemos contar com uma fonte de energia inesgotável. Desta forma, mesmo em dias nublados, chuvosos ou à noite, podemos sempre contar com o sol aparecendo no dia seguinte. Além disso, entre os recursos renováveis como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais estável.


Preservação do meio ambiente

A energia solar não causa danos ao meio ambiente, tendo em vista que ela não depende de uma grande área de instalação. Portanto, é possível eliminar seus resíduos de modo simples, evitando a poluição ambiental, desmatamento e a emissão de gases causadores do efeito estufa.


Sem preocupações com a conta de luz

Um dos principais fatores que contribui para a instalação de um sistema solar completo em um imóvel é a redução do valor da conta de luz. Nesse sentido, é possível garantir segurança e estabilidade no controle sobre o valor de sua conta, além da diminuição do uso de energia elétrica. Em alguns casos, você pode economizar até 90% do valor total da sua conta de luz e ainda gerar créditos energéticos junto à distribuidora se não utilizar toda a energia gerada.


Incentivos governamentais

A utilização de energia solar no país ainda é pequena por conta da falta de incentivos governamentais, fazendo com que a opção pareça cada vez menos acessível. Por isso, é preciso investir no acesso à informação sobre seus inúmeros benefícios, como o fato de ser uma energia limpa que reduz o valor de sua conta de luz e não gera danos ao meio ambiente. Desta forma, a expectativa é de que o governo sinta-se “pressionado” a incentivar a prática no Brasil.


Valoriza seu imóvel

Gerar energia solar é um diferencial. Logo, seu imóvel poderá ser valorizado a partir dessa tecnologia que diminui a conta de luz em até 95%. Por isso, no momento de escolher seu imóvel, quem estiver procurando com certeza considerará a opção de economia na conta, além dos outros diversos benefícios.

Alta durabilidade

A vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaico é de 25 anos. Isto quer dizer que, além de exigir uma manutenção mínima, seu projeto possui alta durabilidade. Desta forma, sua estrutura suporta a luz do sol e chuvas, durante anos, sem prejudicar a geração de energia.


Instalação rápida e simples

Entre tantos os benefícios, a instalação também pode ser realizada de forma fácil e ágil. Além disso, instalar um sistema de energia solar é ainda mais simples do que instalar um ar-condicionado central ou aquecedor solar (água quente solar).


Sem manutenções

A necessidade de manutenção é mínima, sendo exigida apenas em regiões com muita poeira e pouca chuva, já que a sujeira prejudica a geração de energia. Sendo assim, é possível avaliar se o seu sistema fotovoltaico está em boas condições e realizar apenas uma limpeza anual.


Fonte: Portal Solar

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page