top of page
  • Grupo People

Perguntas Frequentes: Energia Solar Fotovoltaica

Veja aqui as principais dúvidas e perguntas frequentes sobre energia solar fotovoltaica.


Como funciona?

Os sistemas de energia solar funcionam a partir de um painel fotovoltaico e outros equipamentos do kit solar que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica. Essa energia pode suprir até todo o consumo elétrico de uma casa, empresa, propriedade rural ou mesmo uma indústria. 


Como eu faço para instalar energia solar?

A instalação de um projeto fotovoltaico é feita por empresas especializadas em energia solar, que cuidam de todas as etapas técnicas e burocráticas do processo e entregam para você o sistema já funcionando. 


O sistema de energia solar faz barulho?

Não, ele é super silencioso. O painel solar produz energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, que não produz barulho algum.  


E de noite?

O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 95% na conta de luz. 


Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

Não. Por lei, todos os consumidores conectados à malha elétrica devem pagar pelo custo de disponibilidade da rede, incluindo os consumidores com gerador de energia solar. Essa taxa mínima de luz, como é conhecida no popular, é a forma de arrecadação utilizada para cobrir os custos com a manutenção e reparos da rede, e com a iluminação pública. Dessa forma, mesmo que o seu sistema consiga suprir todo o consumo de sua casa ou empresa, a sua conta de luz nunca será “zerada”, embora a redução do valor possa chegar em até 95% todo mês. 


A Manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, como as manutenções dos sistemas fotovoltaicos são de baixa complexidade e pouco frequentes, elas não geram custos muitos elevados. 

Em média, o gasto anual com a manutenção do gerador de energia solar fica em torno de 0,5% do seu valor de aquisição.  


Os painéis solares são resistentes? E se cair granizo?

Sim, os painéis solares são fabricados com um vidro temperado especial e outros elementos de segurança que lhes garante alta resistência mecânica, algo essencial já que o equipamento fica exposto às mais variadas intempéries climáticas, incluindo chuvas de granizo. 


1 visualização0 comentário
bottom of page